Dicas Qtal

Tudo que acontece na QTAL você acompanha em nosso blog!

Juramento, Cores e Pedras


Administração

Juramento: “Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da administração, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria.”
Cor do Curso: azul
Pedra do Curso: safira azul-escura
Dia do Administrador: 09 de setembro


Arquitetura e Urbanismo

Juramento: “Juro, no exercício da atividade inerente à prática da Arquitetura e Urbanismo, observar as leis do País e respeitar os princípios éticos que presidem a conduta profissional, a fim de projetar espaços para o bem estar individual e coletivo, buscando, ainda, a universalização do acesso aos mesmos por meio de soluções compatíveis com a natureza e com a demanda sócio-econômica, contribuindo com meu trabalho para uma sociedade mais justa e humana”.
Cor do Curso: azul
Pedra do Curso: safira azul
Dia do Arquiteto: 15 de dezembro


 Biomedicina

Juramento: “Juro por toda minha existência cumprir com zelo e probidade todas as atividades inerentes à profissão de Biomédico que me forem confiadas. Juro diante de Deus e dos homens não medir esforços para exercer com dignidade e ética a Biomedicina. Juro estar atento à evolução científica para empregá-la em prol da humanidade. Juro cumprir estes preceitos para poder usufruir da benevolência de Deus e da confiança dos homens”.
Cor do Curso: verde
Pedra do Curso: esmeralda
Dia do Biomédico: 20 de novembro


 Ciência Política

Juramento: “Prometo exercer a minha profissão, fiel aos preceitos da ética, sempre com firmeza e honestidade de propósitos. Prometo dar o melhor de mim: a inteligência, a honra e o trabalho, para elevar a dignidade das pessoas, contribuir para o crescimento da nação e buscar o bem dos povos. Prometo respeitar os valores maiores da justiça, do amor, da paz e da liberdade.”
Cor do Curso: vermelho
Pedra do Curso: rubi
Associação Brasileira de Ciência Política: www.cienciapolitica.org.br


 Ciências Contábeis

Juramento: “Prometo, ao receber o grau de bacharel em Ciências Contábeis, perante Deus e à sociedade, exercer a minha profissão com dedicação, responsabilidade e competência, respeitando as normas profissionais e éticas. Prometo pautar minha conduta profissional, observando sempre os meus deveres de cidadania, independentemente de crenças, raças ou ideologias, concorrendo para que meu trabalho possa ser um instrumento de controle e orientação útil e eficaz para o desenvolvimento da sociedade e do progresso do País. Comprometo-me, ainda, a lutar pela permanente união da Classe Contábil, pelo aprimoramento da Ciência Contábil, e pela evolução da Profissão.”
Cor do Curso: azul
Pedra do Curso: turmalina rosa-clara, ladeada de diamantes
Dia do Contador: 22 de setembro


 Design

Juramento: “Comprometo-me, no exercício da profissão de designer, cumprir os deveres inerentes ao grau que me é conferido, subordinando-os aos preceitos da ética e honrando os ensinamentos ministrados, esforçando-me para contribuir no desenvolvimento tecnológico e cultural do Brasil e no bem-estar da humanidade.”
Cor do Curso: azul
Dia do Designer: 05 de novembro


Direito

Juramento: “Prometo, no exercício das funções do meu grau, acreditar no Direito como a melhor forma para a convivência humana, fazendo da justiça o meio de combater a violência, e socorrer os que dela precisarem, servindo a todo o ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final, e, acima de tudo, prometo defender a liberdade, pois sem ela não há Direito que sobreviva, justiça que se fortaleça, e nem paz que se concretize.”
Cor do Curso: vermelha
Pedra do Curso: rubi
Dia do Advogado: 11 de agosto


Educação Física

Juramento: “Diplomando-me pelo curso de Educação Física, tomo o compromisso , de bem cumprir os deveres de minha profissão e, sob os ditames da minha consciência e dos ensinamentos recebidos, destinar meus esforços em prol da saúde, da educação e da integridade do ser humano. Juro, livre e solenemente, manter e elevar os ideais da ética e da moral, com seriedade e dedicação.”
Cor do Curso: verde
Pedra do Curso: esmeralda, zircônia
Dia do Profissional de Educação Física: 1º de setembro


Enfermagem

Juramento: “Juro, livre e solenemente, dedicar minha vida profissional a serviço da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e dedicação; guardar sem desfalecimento os segredos que me forem confiados, respeitando a vida desde a concepção até a morte; não participar voluntariamente dos atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do seu humano; manter e elevar os ideais de minha profissão, obedecendo os preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.”
Cor do Curso: verde
Pedra do Curso: esmeralda
Dia do Enfermeiro: 12 de maio
Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul: www.portalcoren-rs.gov.br


Engenharia Civil

Juramento: “Juro honrar o grau que solenemente recebo, exercendo a profissão de engenheiro civil com ética, dignidade e respeito à vida e ao meio ambiente. Com meu conhecimento científico e tecnológico, buscarei contribuir para o desenvolvimento socialmente justo do Brasil e para a prosperidade da humanidade.”
Cor do Curso: azul
Pedra do Curso: safira azul
Dia do Engenheiro Civil: 11 de dezembro


Engenharia de Produção

Juramento: “Juro, diante de Deus e da sociedade que fará uso do meu trabalho, que conduzirei meus esforços profissionais com a máxima responsabilidade e respeito humano. Prometo que, no cumprimento do meu dever de engenheiro, não me deixarei cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, lembrando-me completamente de que trabalho para o bem do homem e não da máquina. Colocarei todo o meu conhecimento científico a serviço do conforto e desenvolvimento da humanidade, sempre respeitando o meio ambiente.”
Cor do Curso: azul royal
Pedra do Curso: safira azul
Dia do Engenheiro de Produção: 11 de dezembro


Fisioterapia

Juramento: “Prometo dedicar- me à profissão de fisioterapeuta, utilizando todo o conhecimento científico e recursos técnicos por mim adquiridos durante o período de formação, comprometendo-me a aprofundá-los e atualizá-los sem medir esforços, assegurando aos pacientes sob meus cuidados o bem-estar físico, psíquico e social. Juro honrar o nome da fisioterapia com amor, respeito e dignidade, empregando todos os meios para fazê-la conhecida e valorizada.”
Cor do Curso: verde
Pedra do Curso: esmeralda
Dia do Fisioterapeuta: 13 de outubro


Jornalismo

Juramento: “Juro cumprir minhas obrigações como jornalista dentro dos princípios universais de justiça e democracia, coerente com as ideias de comunhão e fraternidade entre os homens, para que o exercício da profissão redunde no aprimoramento das relações humanas que resultará na construção de um futuro mais digno, mais justo, para que os que virão depois de nós.”
Cor do Curso: vermelho
Pedra do Curso: jornalismo
Dia do Jornalista: 07 de abril


 Nutrição

Juramento: “Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e eficiência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Ao cumprir este juramento com dedicação, desejo ser merecedor dos louros que a profissão proporciona.”
Cor do Curso: verde
Pedra do Curso: esmeralda
Dia do Nutricionista: 31 de agosto


Odontologia

Juramento: “Juro solenemente fazer dos pacientes a razão e a finalidade principal de minha vida profissional; dar-lhes o melhor de mim mesmo, sem distinguir raça, sexo, ideologia, credo religioso, estado civil ou condição social; exercer a odontologia com a observância das leis do país, das normas do Conselho Federal e Regional e dos preceitos do Código de Ética Odontológica, acatando-os e reconhecendo-os publicamente como obrigatórios; assim procedendo, possa eu merecer o respeito e o melhor juízo dos meus colegas e da comunidade; se não respeitá-los que me suceda o contrário.
Cor do Curso: grená
Pedra do Curso: granada
Dia do Cirurgião Dentista: 25 de outubro


Psicologia

Juramento: “Como psicólogo, eu me comprometo a colocar minha profissão a serviço da sociedade brasileira, pautando meu trabalho nos princípios da qualidade técnica e do rigor ético. Por meio do meu exercício profissional, contribuirei para o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão na direção das demandas da sociedade, promovendo saúde e qualidade de vida para cada sujeito e para todos os cidadãos e instituições.”
Cor do Curso: verde esmeralda
Pedra do Curso: ametista
Dia do Psicólogo: 27 de agosto


Publicidade e Propaganda

Juramento: “Prometo, como publicitário buscar meus ideias seguindo a meta de trabalho livremente escolhido por mim e da mesma maneira, comunicar com ética, honestidade e responsabilidade aquilo que me foi transmitido. Remover todos os obstáculos que impeçam a aproximação cada vez maior entre os seres, e fazer com que possam compreender a transcendência da comunicação e sua função na sociedade e na humanidade.”
Cor do Curso: azul
Pedra do Curso: safira
Dia do Publicitário: 1º de fevereiro


Relações Internacionais

Juramento: “Prometo solenemente exercer minha profissão, fiel aos preceitos de sua ética, com firmeza e honestidade de propósitos, harmonizando interesses e superando discórdias, em busca de um mundo mais livre e justo. Prometo usar os meus conhecimentos para tornar mais fortes os laços de amizade e fraternidade de meu país com os demais, respeitando sempre a dignidade dos homens, esforçando-me para manter a paz e fazer prevalecer a justiça. ”
Cor do Curso: vermelho
Pedra do Curso: rubi
Dia do Internacionalista: 24 de setembro


Relações Públicas

Juramento: “Prometo, diante de Deus e da Sociedade que fará uso do meu trabalho, conduzir meus esforços profissionais de acordo com os princípios éticos norteadores da atividade de Relações Públicas, com responsabilidade e respeito humano e dedicar meu trabalho para o desenvolvimento e o bem-estar do povo brasileiro e da humanidade.”
Cor do Curso: azul
Pedra do Curso: safira
Dia do Relações Públicas: 02 de dezembro


Terapia Ocupacional

Juramento: “Juro, na profissão de terapeuta ocupacional, dedicar meus serviços à humanidade, respeitar a dignidade e os direitos da pessoa humana desde a concepção até a morte. Agir, em todos os níveis de atenção à saúde, para servir àqueles que necessitarem e contribuir para a defesa da vida. Ser fiel a minha profissão, guardar os segredos que me forem confiados, observar o código de ética, manter-me atualizado e tudo fazer para elevar os ideais da profissão.”
Cor do Curso:  verde
Pedra do Curso:  esmeralda
Dia do Profissional de Terapia Ocupacional: 13 de Outubro

Shared